Barroso & Barroso

13 de ago de 20202 min

Você tem o direito de receber o que já pagou quando tem um veículo alvo de busca e apreensão.

Atualizado: 21 de mar de 2021

Sabia que você tem o direito de receber o que você já pagou de parcelas de um financiamento quando tem um veículo alvo de busca e apreensão?

Entenda como funciona a busca e apreensão de veículos, pois, caso você tenha financiado um veículo (carro, moto, caminhão, barco, helicóptero, etc.), e não esteja conseguindo pagar as prestações do financiamento, você corre o risco de perder o veículo através de um processo de busca e apreensão.

O QUE É A BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS?

busca e apreensão de veículos é uma medida jurídica utilizada pelos credores (bancos, financeiras, consórcios, leasings etc.), que tem por objetivo retomar bens como: carros, caminhões, motos, máquinas industriais, máquinas agrícolas, etc., anteriormente fornecidos em garantia pelo pagamento de parcelas, quando o pagamento está em atraso.

QUANDO OCORRE A BUSCA E APREENSÃO DO VEÍCULO?

Popularmente, acredita-se que após 3 parcelas em atraso o bem poderá ser retomado pelos credores, mas em verdade, após 1 única parcela em atraso já é possível dar início ao processo de busca e apreensão.

Assim, somente após a notificação, de que o devedor não pagou sua parcela, é que o credor irá iniciar o processo de busca e apreensão do veículo. Ou seja, a busca e apreensão só é possível após quem deve ser notificado previamente.

PREVISÃO CONTRATUAL DA BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS

busca e apreensão de veículos está prevista nos contratos bancários, aqueles com cláusulas de alienação fiduciária, onde o consumidor oferece bens como: carros, motos, caminhões, lanchas, navios, helicópteros, etc. em garantia pelo pagamento do financiamento.

SOLUÇÃO DA BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS

Poucas pessoas sabem disso, mas é importante frisar um ponto importante.

👉 A primeira solução caso você já tenha tido seu veículo buscado e apreendido por falta de pagamento é reaver as parcelas já pagas.

Saiba que você tem direito de receber um boa parte ou integralmente o que você já pagou.?

Tem alguma dúvida em relação a isso? Clique aqui e fale com nossos especialistas em Londrina ou clique no botão abaixo para obter mais informações via WhatsApp.